Pesquisar no site

Contato

Tecnociência - FUNORTE

tecnociencia.funorte@gmail.com

Inclusão Digital

10/04/2011 16:40

A exclusão digital aprofunda as diferenças socioeconômicas, as desigualdades sociais e regionais, e é também estímulo para a violência. O objetivo da inclusão digital é, por um lado, equipar o cidadão com instrumentos que lhe permitam inserção no mercado de trabalho e, por outro, lhe abram a janela para o mundo do conhecimento e para a interação com as pessoas.

A exclusão digital aprofunda as diferenças socioeconômicas, as desigualdades sociais e regionais, e é também estímulo para a violência. O objetivo dainclusão digital é, por um lado, equipar o cidadão com instrumentos que lhe permitam inserção no mercado de trabalho e, por outro, lhe abram a janela para o mundo do conhecimento e para a interação com as pessoas.

Desta forma, se pretendemos uma sociedade mais justa, deve ser garantido à população o direito de acesso à informática, tanto no âmbito técnico e físico, quanto no intelectual. Isso abrange educação, formação, participação e criação. Estamos falando de equiparação de oportunidades, sem a qual a cidadania é apenas uma palavra desprovida de conteúdo.

É claro que toda sociedade inclui extratos com necessidades especiais. Esses segmentos, é óbvio, devem ter um tratamento diferenciado, considerando-se suas limitações. Não podemos esquecer, também, que um programa de inclusãodigital deve abranger todo o território nacional.

Segundo a consultoria comScore Networks, o Brasil tem quase 15 milhões de pessoas com acesso à internet - fato que torna o país 11º do mundo em quantidade de usuários da Rede. A pesquisa registrou um aumento de 16% no número de internautas no Brasil entre janeiro do ano passado e o deste ano. Entre os 15 países com o maior número de internautas, o Brasil teve o quinto maior crescimento na quantidade de usuários, só ficando atrás de Índia (33%), Rússia (21%), China (20%) e México (18%).

Apesar dos pesares, o Brasil avança. O informativo online WNews, de outubro do ano passado, mostra que, entre 40 nações avaliadas, o Brasil é o sétimo que mais evoluiu no oferecimento aos cidadãos de acesso à tecnologiadigital.

Ainclusão digital é também um fator importante no combate à violência, na medida em que amplia as oportunidades de trabalho e tira jovens da marginalidade. Entendida assim, e respeitando-se as condições concretas das comunidades a serem integradas, a capacitação e o treinamento devem ser sempre previstos nos orçamentos públicos, no âmbito de uma ação conjunta envolvendo todos os poderes.

O uso de recursos e conceitos tecnológicos avançados em comunidades excluídas, com a massificação da informática, deve ser considerado um estímulo, ponte para se transpor a vala das desigualdades. Este é um bom caminho para a superação do atraso e da promoção do ser humano. O futuro é hoje

Responda:

1) Qual o objetivo da inclusão digital?

2) Qual o grande problema da exclusão digital?

3) Como a inclusão digital ajuda nos problemas sociais?